PORTAL RIO MADEIRA – O primeiro dia do conclave para a escolha do novo papa terminou sem consenso entre os cardeais, e a tradicional fumaça preta foi vista saindo da chaminé da Capela Sistina no fim da tarde desta terça-feira (6), no Vaticano. A cena foi acompanhada por milhares de fiéis que, em clima de oração e expectativa, esperavam o anúncio do novo líder da Igreja Católica.
Primeira votação sem resultado e cronograma das próximas sessões
A votação desta terça foi a única do primeiro dia, respeitando o protocolo histórico que limita o ritmo inicial do conclave. Com a falta de um nome com ao menos dois terços dos votos — neste caso, 89 votos entre os 133 cardeais eleitores —, o processo prossegue a partir desta quinta-feira (7), quando os cardeais poderão realizar até quatro votações por dia.
Os horários previstos para a emissão das próximas fumaças (em horário de Brasília) são:
- 5h30 – Fim da primeira votação do dia; fumaça somente se houver papa eleito
- 7h00 – Fim da segunda votação; fumaça preta caso não haja eleito
- 12h30 – Fim da terceira votação; fumaça apenas se houver eleição
- 14h00 – Fim da quarta votação; fumaça preta se ainda não houver definição
O ciclo se repete diariamente até que um novo pontífice seja escolhido. Caso não haja definição até o quarto dia, o conclave entra em um período de pausa para oração e reflexão, sendo retomado no sexto dia.
Cerimônia teve início com ritos tradicionais e juramento de sigilo
O conclave começou com a tradicional proclamação “Extra Omnes”, seguida pelo juramento de sigilo prestado pelos cardeais, que prometeram manter absoluto segredo sobre tudo o que ocorre durante o processo. A procissão até a Capela Sistina foi realizada após momento de oração na Capela Paulina.
Vestidos com mantos vermelhos, os cardeais declararam individualmente: “Prometo e juro, assim me ajude Deus e os Santos Evangelhos”. Desde então, permanecem enclausurados até que a eleição seja concluída.
Sete brasileiros participam e Pietro Parolin lidera o processo
Entre os 133 cardeais eleitores, sete são brasileiros. A condução do processo está a cargo do cardeal italiano Pietro Parolin, de 70 anos, um dos nomes mais cotados internacionalmente para assumir o trono de Pedro.
O processo de escolha é cercado por expectativa global e só será concluído com a tradicional frase “Habemus Papam!”, quando o novo papa aparecerá na sacada central da Basílica de São Pedro para sua primeira bênção pública.
Foto/Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira