Na tarde de quinta-feira (31), o ex-vereador Jurandir Rodrigues de Oliveira, conhecido como “Jurandir Bengala” (Republicanos), foi detido pela Polícia Militar em uma operação de combate às queimadas no distrito de Rio Pardo, zona rural de Porto Velho. Ele é acusado de causar um incêndio florestal em uma área de aproximadamente 10 hectares, pertencente a sua esposa. O ex-vereador nega as acusações e foi liberado após o pagamento de uma fiança de R$ 10 mil.
De acordo com o boletim de ocorrência, a prisão ocorreu durante patrulhamento da Operação Queimadas, promovida pelo Governo do Estado. Equipes da PM e do Corpo de Bombeiros notaram focos de fogo e se dirigiram ao local, onde encontraram Jurandir e seu filho saindo da mata. Um isqueiro foi encontrado no bolso do ex-vereador, mas ele afirmou que o portava por ser fumante, embora não houvesse cigarro em suas vestes ou veículo.
Na delegacia, Jurandir declarou que percebeu a fumaça vindo da propriedade e foi verificar o local para avaliar possíveis riscos de propagação do fogo, mas afirmou que não viu indícios de incêndio antes de ser abordado. Ele agora responde à acusação em liberdade, após o pagamento da fiança.
Foto/ Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira