PORTAL RIO MADEIRA – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o governo federal não pretende retomar o horário de verão neste ano, assegurando que o Brasil vive um período de total estabilidade energética.
Segundo o ministro, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico tem avaliado mensalmente o cenário energético e concluiu que, graças ao bom planejamento e ao índice de chuvas dos últimos anos, o país possui “condição de segurança energética completa e absoluta”.
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, Silveira destacou que o Brasil é fortemente dependente das hidrelétricas, mas tem avançado na diversificação da matriz energética. “Elas nos dão segurança, mas dependem das térmicas. Estamos implementando e, na próxima semana, lançaremos o leilão das térmicas”, explicou.
O ministro também ressaltou o avanço das energias renováveis, como a eólica e a solar, e anunciou a realização de um leilão de baterias ainda este ano. “Vamos literalmente armazenar vento. O vento e o sol serão armazenados através das baterias, garantindo energia solar até as 22 horas”, afirmou.
Silveira reforçou que, apesar do crescimento das chamadas energias intermitentes, o sistema elétrico brasileiro é “robusto e bem planejado”, diferentemente de países como Portugal e Espanha, que recentemente enfrentaram apagões devido à instabilidade dessas fontes.
“Estamos completamente seguros de que não precisamos do horário de verão neste ano. Mas, se fosse necessário, teríamos coragem de implementá-lo novamente”, concluiu.
Foto/Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira