PORTAL RIO MADEIRA – O Brasil não conseguiu alcançar a meta de alfabetização definida pelo Ministério da Educação (MEC) para 2024. De acordo com o levantamento mais recente, apenas 59,2% das crianças que concluíram o 2º ano do ensino fundamental na rede pública foram consideradas alfabetizadas, índice que ficou 0,8 ponto percentual abaixo da meta de 60% prevista pelo Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada.
Segundo o MEC, o resultado nacional foi fortemente impactado pelo Rio Grande do Sul, onde a taxa caiu de 63,4% em 2023 para 44,7% em 2024. O desempenho foi prejudicado pelas enchentes históricas, que paralisaram escolas e afetaram diretamente o acesso à educação.
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) avaliou que o problema não se limita ao estado gaúcho, destacando que se trata também de reflexos das perdas acumuladas no pós-pandemia.
Apesar do cenário, o governo federal reafirmou a meta de ampliar gradualmente os índices de alfabetização até atingir 80% em 2030. Para especialistas, superar o desafio passa por enfrentar gargalos estruturais da educação no país, como o grande número de obras escolares paradas, a necessidade de formação contínua de professores e a redução das desigualdades regionais, que dificultam o acesso igualitário ao aprendizado básico.
Foto/Reprodução: iStock
Fonte: Portal Rio Madeira/edroinvest