PORTAL RIO MADEIRA – O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou nesta quarta-feira (24) o simulado de resposta à emergência realizado pela Petrobras na bacia da Foz do Amazonas, em agosto deste ano. Essa era a etapa final do processo de licenciamento ambiental do bloco FZA-M-59, localizado em águas profundas do estado do Amapá.
Com a aprovação, a estatal fica mais próxima da autorização definitiva para explorar a Margem Equatorial, faixa litorânea que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte. No parecer, o Ibama recomendou a concessão da licença de operação “após a constatação, pela equipe técnica, da incorporação nos planos das melhorias e correções solicitadas”.
A decisão foi celebrada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que representa o Amapá.
“São anos de espera para buscarmos essa riqueza que é do povo brasileiro, mas também dos amapaenses. Cada conquista nesse processo é resultado da união de esforços e do compromisso de todos que acreditaram nesse projeto”, afirmou em discurso no plenário.
O avanço representa um marco importante para a Petrobras e para o Amapá, que poderá se consolidar como novo polo estratégico da exploração de petróleo e gás no Brasil.
Foto/Reprodução: Bruno Domingos/Reuters
Fonte: Portal Rio Madeira