PORTAL RIO MADEIRA – A professora Danielle Constantino, da rede estadual de ensino de Rondônia, teve seu artigo científico publicado na edição mais recente da revista internacional Cuadernos de Educación y Desarrollo, da editora espanhola EUMED. O trabalho, intitulado “Inteligência Artificial no Ensino de Língua Portuguesa: análise de planos de aula da plataforma Nova Escola na perspectiva do letramento digital”, foi elaborado em coautoria com a professora doutora Maria Alzira, ambas vinculadas ao Programa de Doutorado Acadêmico em Educação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Publicação de reconhecimento internacional
A revista Cuadernos de Educación y Desarrollo possui ampla circulação acadêmica e científica, sendo classificada como A4 no sistema Qualis CAPES, e com expressivo número de citações no Google Acadêmico, onde já ultrapassa 6.600 menções. O artigo foi publicado na edição volume 17, número 4 (2025), e pode ser acessado diretamente pela plataforma da revista: link para o artigo.
Análise do uso da IA no ensino
A pesquisa propôs-se a investigar como a Inteligência Artificial está sendo inserida no ensino da Língua Portuguesa, com foco na análise de planos de aula disponíveis na plataforma Nova Escola, à luz das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos princípios do letramento digital. O objetivo foi compreender como essas abordagens contribuem para práticas pedagógicas inovadoras.
Resultados e desafios identificados
Entre os resultados, o estudo apontou que atividades mediadas por tecnologias de IA vêm sendo utilizadas para incentivar competências como leitura, escrita e interpretação textual. As autoras destacaram, no entanto, a necessidade de maior formação docente voltada ao uso de recursos digitais, para que o potencial dessas ferramentas seja plenamente aproveitado em sala de aula.
Formação docente e inovação pedagógica
Danielle Constantino, que é bolsista da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), ressaltou a importância de preparar educadores e estudantes para as transformações provocadas pelo avanço tecnológico. Ela defende que estratégias pedagógicas mais integradas ao ambiente digital podem enriquecer a experiência de aprendizagem e oferecer novas possibilidades de ensino adaptáveis às necessidades contemporâneas.
Foto/Reprodução: imagens da internet
Fonte: Portal Rio Madeira